Os problemas socioambientais contemporâneos exigem da Universidade repensar as suas políticas e práticas, uma vez que as questões vinculadas à sustentabilidade socioambiental relacionam-se diretamente com suas funções, haja vista o papel essencial que esta tem na formação de profissionais e na produção de conhecimentos. Tal situação relaciona-se ao entendimento do papel essencial que as Universidades têm no processo de transformação social, necessário às mudanças nas práticas de produção e de consumo, bem como nas relações interpessoais da sociedade atual com vistas à sustentabilidade socioambiental. Ressalta-se que esse papel foi reconhecido em declarações internacionais e por representantes de universidades de diversos países que se comprometeram em estabelecer uma política universitária voltada para o enfrentamento da problemática socioambiental e a consolidação da cultura da sustentabilidade. É preciso, portanto, promover o diálogo entre os diferentes atores que atuam no âmbito das Instituições de Ensino Superior para avaliar se e de que forma tais compromissos resultaram em ações efetivas no que diz respeito às Instituições de Ensino Superior brasileiras.

       Imbuída desse propósito, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié, sediará entre os dias 02 e 04 de setembro de 2014 o Encontro Educação Ambiental na Universidade e o I Seminário da Rede Universitária de Programas de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis – RUPEA, com o tema A Universidade e a consolidação de espaços educadores sustentáveis.

      Resultante de uma parceria entre o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Ambiente e Sustentabilidade – GEPEAS do Departamento de Ciências Biológicas – DCB e a Rede Universitária de Programas de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis – RUPEA o evento pretende promover a discussão, reflexão e a socialização de experiências sobre a relação entre a Educação Ambiental, a Universidade e os desafios para a consolidação de uma sociedade ambientalmente e socialmente justa e sustentável.

       Contamos com a participação efetiva daqueles/as que buscam cotidianamente a transformação do seu território em direção à consolidação de sociedades sustentáveis.

 

    Sejam todos/as bem vindos/as à UESB e à Cidade Sol!

 

Público:

     Estudantes, professores/as, pesquisadores/as e servidores/as técnico-administrativos de Instituições de Ensino Superior, instituições de pesquisa e escolas das redes pública e privada.


Objetivos:

   • Divulgar os resultados de estudos e políticas elaborados pelas universidades sobre a temática da Educação Ambiental;

     • Estabelecer espaços de discussões sobre o papel das universidades e demais instituições de ensino superior no que concerne a superação da problemática socioambiental contemporânea;

     • Promover a articulação entre as Universidades e demais instâncias e sujeitos sociais que buscam a consolidação de uma cultura da sustentabilidade em seus espaços.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Promoção:

GEPEAS – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiente e Sustentabilidade

Departamento de Ciências Biológicas - DCB

Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários – PROEX

Pró-reitoria de Graduação – PROGRAD

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PPG

 

Parceria

RUPEA - Rede Universitária de Programas de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis

IProfit - Educação Corporativa

 

 

 

 

 

 

 

DCB

MUITO OBRIGADO

A TODOS/AS!

© 2014 GEPEAS.Orgulhosamente criado por ADSROD